Publicado em: 03/04/2020
1452

SOS ANIMAIS BH. recolhimento de animais silvestres

O crescimento demográfico e a expansão das cidades têm feito com que os animais silvestres percam espaço e acabem ocupando os centros urbanos. Essa ocupação inapropriada, inevitavelmente, coloca-os em situações de vulnerabilidade e, diariamente, eles são encontrados correndo algum risco, feridos ou doentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Estima-se que somente o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Belo Horizonte (CETAS-BH) receba de 6 a 10 mil animais silvestres por ano, boa parte deles oriunda de recolhimento nos centros urbanos. Devido à alta demanda de trabalho interno no CETAS (com o recebimento dos animais, triagem, avaliação, cuidados clínicos e veterinários, destinação, entre outras demandas) e a limitação de recursos humanos e financeiros dos órgãos ambientais, esse recolhimento muitas vezes fica prejudicado e não ocorre de maneira adequada.

Diante dessa realidade, o Instituto de Pesquisa Waita propõs, em parceira com o Instituto Estadual de Florestas – IEF, o projeto SOS ANIMAIS BH. recolhimento de animais silvestres, contemplado pela 14ª Promotoria de Meio Ambiente de Belo Horizonte, por meio de recursos advindos do Termo de Cooperação Técnica nº 042/2011, celebrado com a Fundação de Parques Municipais de Belo Horizonte.

Vale reforçar que a proposta envolve uma equipe de resgate e recolhimento desses animais e o posterior encaminhamento ao CETAS-BH, onde eles deverão receber os cuidados necessários e a chance de retornarem à natureza. Para a execução do projeto, a equipe responsável por esse resgate em BH receberá treinamento realizado por analistas ambientais do IBAMA e do IEF. Durante a capacitação, serão abordados temas como o uso correto de equipamentos e técnicas de contenção, proteção pessoal e o devido atendimento à população.

  • Proponente: Instituto de Pesquisa e Conservação Waita, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas - IEF
  • Município de execução: Belo Horizonte
  • Valor do Projeto: R$ 237.750,00
  • Período de Execução: 36 meses
  • Data da Contemplação: 10/02/2020
  • Status: Projeto em andamento
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: