Publicado em: 12/05/2023
78

Atividades Restaurativas na Igreja de Santo Antônio em Ouro Branco

Uma das mais antigas edificações de Minas Gerais passa pela fase final de restauração,
possibilitando a continuidade de visitações turísticas e celebrações locais

Edificada na primeira metade do século XVIII, a matriz de Santo Antônio, localizada em Ouro Branco, é uma das mais antigas instituições paroquiais de Minas Gerais e um exemplo clássico do estilo barroco. Tombada em 1949 pelo Patrimônio Histórico Nacional, toda a sua estrutura está em etapa final do processo de restauração.

Apresentada pelo Joaquim Artes e Ofícios, a proposta é restaurar o arco-cruzeiro, oratório, nártex, retábulos, cantarias, sino, cruzeiro externo, pisos interno e externo. O projeto ainda prevê a instalação de um moderno sistema de segurança. O processo de restauro garante a durabilidade do bem, prolongando a vida útil, desacelerando a degradação, possibilitando a continuidade de visitações turísticas e utilizações para celebrações - valorizando a fé, religiosidade, sustentabilidade e identidade cultural.

Durante todo o processo de restauro serão realizadas visitas e palestras, guiadas por profissionais habilitados, para criação de um programa de conscientização da preservação do patrimônio histórico e cultural de Ouro Branco. O projeto ‘Atividades Restaurativas na Igreja de Santo Antônio em Ouro Branco’ foi apresentado na Plataforma Semente e será custeado por medida compensatória ambiental estabelecida nas cláusulas 4 e 5 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.

O Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMais, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado.

Proponente: Instituto Joaquim Artes e Ofícios

Municípios de execução: Ouro Branco

Valor do Projeto: R$ 731.850,00

Período de Execução: 12 meses

Data da Contemplação: 21 de março de 2023

Status: Em andamento  

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: